30 de setembro de 2009

MOMENTOS

momentos 
me movem adiante
como o vento que leva a semente
de encontro a terra fertil
como a agua vinda da chuva,
inesperadamente
inundando cidades, 
devastando vidas
sofridas suadas
mas vividas...
pra frente
como a luz de um farol
como o voo de um gaviao faminto
como as pontas dos pe's
em busca do silencio profundo,
do momento pleno,
da paz interior;
amor eterno
esperanca
mudanca.

28 de setembro de 2009

SIGNIFICADO DAS CORES NA CROMOTERAPIA

Vermelho: Ativador da circulação e sistema nervoso (não utilizado)

Rosa forte: Age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e eliminador de impurezas no sangue

Rosa: Ativador, acelerador e eleminador de impurezas do sangue

Laranja: Energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas

Amarelo forte: Fortificante do corpo, age em tecidos internos

Amarelo: Reativador, desintegrador de cálculos, purificador do sistema e útil para a pele

Verde forte: anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador

Verde: Energia de limpeza, vaso-dilatador e relaxante dos nervos

Azul forte: Lubrificante das juntas e articulações

Azul: Sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório

Índigo: Anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea. Limpa as correntes psíquicas

Violeta: Sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauterizador das infecções e inflamações

24 de setembro de 2009

PRINCIPIOS BASICOS DO REIKI

  1. Hoje darei Gracas por todas as minhas bencaos;
  2. Hoje nao me preocuparei;
  3. Hoje nao sentirei raiva;
  4. Hoje farei meu trabalho honestamente;
  5. Hoje serei gentil comigo e com todas as criaturas vivas.
Trabalhar o hoje com honestidade, sinceridade, harmonia e gentileza faz com que tenhamos um dia melhor, com paz em nosso coracao, sem preocupacoes futuras, pois como diz o ditado: "O futuro a Deus pertence", e foge ao nosso controle...temos o controle do agora, do hoje em sua totalidade. Vivamos essa totalidade sendo plenos no qe fazemos, no que pensamos e como agimos.

23 de setembro de 2009

ESSENCIA

mas quem disse
que o sorriso nao vem?
quem lutou pra ele ficar
escondido,
latente,
nas paginas viradas
da subconciente?
uso meu tempo
em prol da minha felicidade,
buscando o que acredito
ser sincero,
verdadeiro,
solidario,
amigo,
paciente,
dedicado,
amoroso
e eterno.
dentro de mim
encontro as respostas...
na minha essencia
a sabedoria
e forca para acreditar no meu dom
e no meu karma
chegando ate o fim
com o sorriso aberto
cativante, carismatico
indo ao encontro de outros sorrisos
escondidos
por dor ou solidao
mas sempre vivos
e muitas vezes prontos
para encantar.

Douglas Maglio

ULTIMA GOTA

espremer 
gota a gota
o resto do tempo
que ainda ha para respirar
olhares distantes
num futuro que nao brilhara'...
num presente a desvendar
o misterio em busca do novo
do diferente.
o refazer de uma nova vida
sem sentido, pode ser
sem razao, jamais
emocao distante dos coracoes fracos, cansados
amedrontados
aliados de uma linha reta
sem olhares marcados,
com sorrisos forcados
vertendo lagrimas
gota a gota vindas
de uma dor...
sem vida,
sem cor,
sem nada.

Douglas Maglio

OLHAR OBLIQUO

Grupo: Cia. Maurício de Oliveira e Siameses - Direção e coreografia: Maurício de Oliveira - Elenco: Alessandra Herszkowicz, Bruna Petito, Davidson Farias, Marina Salgado, Maurício de Oliveira, Natália Fernandes, Thaís Clemente 

Sete bailarinos movimentam-se de acordo com o andamento dos ponteiros de um relógio, estimulando o olhar do espectador a editar seus movimentos no palco e os reflexos distorcidos de seus corpos nos espelhos, tornando visíveis diferentes momentos e facetas da composição coreográfica.

22 de setembro de 2009

MOCHILAO EM SAMPA - MUSEU DA LINGUA PORTUGUESA


Recursos de interatividade e tecnologia para apresentar os conteúdos são os diferenciais de um dos museus mais frequentados do Brasil. O acervo é exposto de forma inovadora e inusitada. A visitação é feita de cima para baixo. No auditório do terceiro andar pode ser assistido um vídeo de dez minutos sobre o surgimento da língua portuguesa. Depois a pessoa passa para a Praça da Língua, onde um audiovisual, com textos projetados por toda a sala, ilustra a riqueza do idioma falado no Brasil. No segundo andar uma galeria exibe uma tela de 106 metros com projeções simultâneas de filmes sobre o uso cotidiano do português. Totens - esta seção leva o nome de “Palavras Cruzadas” - explicam as várias influências de outros povos e línguas na formação do idioma. Uma linha do tempo que mostra a história do idioma e uma sala (Beco das Palavras) com jogo eletrônico didático sobre a origem e o significado das palavras encantam pelos recursos interativos. Completa este andar uma exposição de painéis que mostram a história do prédio que abriga o museu e a Estação da Luz. Por fim, o primeiro andar possui um espaço para mostras temporárias. A inauguração homenageou "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa. Já houve também exposições sobre Clarice Lispector e Gilberto Freyre. Hoje mostra uma exposicao muito interessante das palavras francesas usadas na nossa lingua portuguesa, em homenagem ao ano da Franca no Brasil...e vale a pena conferir!!!

Os elevadores do museu também compõem o espaço expositivo, pois tem vista panorâmica para a Árvore da Palavra, uma escultura de 16 metros criada pelo artista Rafic Farah, e ainda oferecem áudio que repete um mantra composto por Arnaldo Antunes, inclusive cantados pelos ascensoristas( ou acessoristas???) Rsrsrsrsrss Vai la e confere!

Eu ja fui tres vezes. Sera que e' bom?

Serviço: Museu da Língua Portuguesa Praça da Luz, s/n - Centro (Estação Luz do Metrô e da CPTM)

Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h. Última terça do mês, das 10h às 22h Grátis para crianças até dez anos e idosos. Aos sábados a visitação é gratuita

MOCHILAO EM SAMPA - PINACOTECA DO ESTADO


Fotos por Douglas Maglio

Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1895, o prédio que hoje abriga a Pinacoteca do Estado foi o primeiro museu de artes de São Paulo. Na época foi construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios, instituição que formava técnicos e artesãos da cidade e durou até 1921. Em 1901 o edifício deu espaço à Pinacoteca do Estado, que viria funcionar de fato em 1911 com a Primeira Exposição Brasileira de Belas Artes. As primeiras doações para o museu foram peças que até hoje fazem parte do acervo, entre elas obras dos consagrados artistas Benedito Calixto, Pedro Alexandrino e José Ferraz de Almeida Junior. Entre 1993 e 1998 foi feita uma reforma em todo o prédio da Pinacoteca com autoria de Paulo Mendes da Rocha, que acabou ganhando o prêmio de arquitetura Mies Van der Rohe no ano de 2000. O escultor baiano Emanoel Araújo foi eleito em 1992 diretor do local e durante toda a modificação reforçou a idéia de que o centro de São Paulo não deixaria de ser o cartão postal da metrópole. Então decidiu mudar a entrada do estabelecimento, que anteriormente era na Avenida Tiradentes, para a frente da Estação da Luz. A Pinacoteca do Estado conta hoje com dez salas que se dividem para abrigar o acervo com cerca de cem mil obras e um espaço da reserva técnica no qual ficam peças em restauração, em catalogação ou fora de exposição. A área também oferece um delicioso café, do lado de fora, proporcionando almoços ao ar livre com vista para o Parque da Luz.

Serviço: Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, 2 - Luz - Centro (Metrô Luz) Horário: Terça a domingo, das 10h às 17h30 Grátis aos sábados

OPOSTOS

opostos de uma viva luz
entre os escombros
uma infinita dor
que mata, que fere
sem deixar saudades
apenas um frio na pele,
colocando um verdadeiro amor
no que nao se traduz.

e por aqui me arrasto
no pesar das minhas feridas,
vazio de minhas memorias
sem perfume, cores, sabores 
apenas uma dedicatoria
tocada aos sons dos tambores
na pagina virada da vida,
da lembranca dos amores
que a cada dia me afasto.

a morte e' certa
a vida e' dura 
mas e' pra ser vivida 
de uma forma alegre, 
sincera e pura  
ate' chegar ao fim.

Douglas Maglio


17 de setembro de 2009

SERVICO PUBLICO OBRIGATO'RIO

"A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 10 sugestão da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze, sediada em Campos Mourão (PR), que obriga estudantes de Medicina e Odontologia que se formarem em universidades públicas a prestarem serviço gratuito em comunidades carentes. O relator da sugestão (120/08), deputado Lincoln Portela, formulou um projeto de lei que torna mais objetiva a nova regra: os serviços deverão ser prestados em meio expediente e pelo prazo de um ano, após a conclusão do curso, em unidades de saúde municipais. Além disso, ao ingressar na faculdade o estudante deverá assinar termo de compromisso por meio de qual se obriga à prestação de serviços comunitários, com previsão de multa em caso de não cumprimento. O projeto será numerado e distribuído às comissões por despacho do presidente da Câmara.

Se pensarmos que o Poder Público investe um valor altíssimo na formação desses estudantes, e ao se formarem, não dão nenhum retorno para a população, acho justa a idéia. Seria uma maneira de recompensar o sistema. Mas também podemos questionar por que essa idéia não abrange outras áreas da educação, como por exemplo, Engenharia, Direito... Uma comunidade não seria carente desses serviços também?

Por outro lado, não consigo achar bacana nada que seja obrigatório... minha mãe já falava: pra fazer mal feito, melhor nem fazer! Vamos ver no que dá..."

16 de setembro de 2009

PATRICK SWAYZE

Em uma das ultimas cenas do filme "Ghost" ele diz que o que realmente fica e' o amor, e na vida real nao e' diferente...ele deixa o mundo orgulhoso de sua arte, de sua garra e talento...ele deixa ao mundo sua vontade pela vida, sua luta incansavel contra um cancer, que acabou sendo mais forte do que ele, mas que nao tirou sua vontade de atuar.
Patrick sim, nos deixou cheio de lagrimas nos olhos com suas atuacoes marcantes em filmes como Ghost, Dirty dancing, Donnie darko, Cacadores de emocao, Os tres desejos, Marcados pelo odio, entre outros, e o que mais gostei e nao me canso de assistir nunca: A ultima danca, onde, alem de contracenar com sua esposa, temos um batuque brasileiro lindo. Filho de pai engenheiro e mae coreografa, Patrick sempre fez de tudo pra ser o melhor filho, se dedicando ao ballet classico, violino, ginastica, natacao, futebol americano. Vem dai' sua versatilidade, e tambem de sua familia a grande paixao pela arte de compor interpretar, contracenar e principalmente dancar. Casou em 1975 com uma ex-aluna de sua mae, tambem bailarina e coreografa, Lisa Niemi, com quem viveu ate os 57 anos, desencarnando nessa ultima segunda feira, vitima de um cancer de pancreas e deixando seus fas na saudades de seu carisma, de sua luta e da sua vontade de viver.
Thank you Patrick for such a great lessons in all these years of beautifull ballet moves. We miss you!

15 de setembro de 2009

OTTOBRE IN BRASILE




A primavera chegando e com ela, Laura Pausini em Sao Paulo, dias 6 e 7 de outubro no Credicard Hall. Primavera in Anticipo




14 de setembro de 2009

JUST MOMENTS

Edith, that is specially for you!!!

momentos

me movem adiante,

como o vento

que leva a semente

de encontro a terra fertil

como a agua vinda da chuva,

trazendo consigo energia,

frescor a esse ar

vida nova a essa muda...

que alimento todos os dias

com palavras, gestos, sorrisos.

momentos de colheita, de felicidade,

de atencao as dores do mundo.

momentos de reflexao, introversao,

emocao colocada pra fora

pra quem quiser compartilhar...

estou simplesmente tentando ensinar o que sei

e aprender o que estou ensinando...

como fases da vida

de um ser buscando

se enterder melhor

para melhor

compreender o mundo.

Douglas Maglio

13 de setembro de 2009

RENASCER

o lago eterno da consciencia,
do reflexo da verdade
no intimo da essencia
de sua vida
onde se torna jovem, onde se torna velho
onde se esta vivo, onde se esta morto.
e no mesmo espelho
onde voce nem vem e nem vai
as coisas e' que vem e vao...
no vao
entre a saudade e a realidade
em tempo de cresimento, de mudanca
o agora e aqui
e' onde voce vive
e' onde voce pensa
e reflete a verdade
a saudade 
da sua inconsciencia.
                             
Douglas Maglio
                                  

12 de setembro de 2009

ESTAR ATENTO

os sinais 
as vezes te fazem parar
esperar
ou simplesmente estar atento.
uma dor, um pedido de socorro,
ou mesmo o escurecer do ceu em pleno meio dia.
um sorriso de alguem desconhecido
uma lagrima vinda do circo
do palhaco da vida, da descontracao
e da alegria,
das profundezas da verdadeira emocao
da fe', da paz e da cancao
interpretada pelo pelo pensamento mais intimo...
um arranjo perfeito com as batidas
de seu coracao
com a  uniao de sua familia,
na intencao de viver melhor a cada dia
com fe',
alegria,
saude e
os pe's no chao.
                                   
Douglas Maglio

11 de setembro de 2009

AMIGO INESQUECIVEL

as palavras sao o dialogo do ser humano

e quando elas tocam o coracao

com aquela pontada forte no peito

e' porque o efeito,

nem sempre criado para tal situacao,

carimbou a vida, a alma e a historia desse cidadao,

que entre lagrimas de dor ou de saudade

entre escombros da verdade

ainda reina

a circulacao, a respiracao e o amor

por mais longe que esse amigo possa estar.

Douglas Maglio

10 de setembro de 2009

MOCHILAO EM SAMPA - BAIRRO DA LIBERDADE

Foto por Douglas Maglio

E continuando na culinaria, Sao Paulo pra quem nao sabe esta entre os maiores centros de gastronomia do mundo, devido tambem a sua grande miscigenacao de povos e culturas, e a oriental, e' claro, nao poderia ficar de fora!!!
O bairro da Liberdade, sem duvida, e' um convite pra quem se interessa por itens da cultura japonesa e oriental em geral. O bairro reune a "maior colonia japonesa do mundo fora do Japao" segundo verbete publicado na wikipedia.
O bairro, no tempo dos portugueses levava outro nome, Largo da Forca devidoa pena de morte ue vigorou no Brasil ate 1874. Na Igreja de Santa Cruz dos Enforcados a heranca do condenado, hoje considerado heroi, se mantem viva ate hoje em romarias semanais.
Nos primeiros anos do sec XX comecou a total mudanca da face do bairro. E' que em 18 de junho de 1908 chega ao porto de Santos o navio Kasato-Maru trazendo os primeiros 782 japneses ao Brasil. Deixaram o porto de Kobe para "fazer a America" e isso significava trabalhar em plantios de cafe no interior de Sao Paulo, onde muitos deles nao se acostumaram com a cultura escravocrata e voltaram se a capital. Como nas decadas seguintes vieram mais de 30 navios abarrotados de japoneses, o bairro da Liberdade foi abrigando varios deles.
Alem da comida e souveniers tipicos, parte historica, feiras de artesanato oriental e varios sebos onde encontramos bons livros em otimo preco, podemos vivitar o Museu da Associacao Okinawa do Brasil, erguida em homenagem aos primeiros japoneses que chegaram ao Brasil, situado a Rua Tomas de Lima( seg a sex - horario comercial). As festas tipicas como Tanabata Matsuri em julho, Toyo Matsuri e Moti Tsuki em dezembro tambem sao festejados aqui, alem do famoso Campeonato de Sumo em junho, Hanamatsuri em abril e outros que valem a pena conferir.
Algumas palavras em japones:
  • obrigado - arigato
  • de nada - doitachimachite
  • com licenca - sumimassen
  • por favor - onegal-shimassu
  • desculpe - gomen-nassal
  • adeus - saionara'
  • bom dia - orraio
  • boa tarde - conitiua'

9 de setembro de 2009

MOCHILAO EM SAMPA - MERCADO MUNICIPAL



Por iniciativa do então prefeito José Pires do Rio, começou a ser construído em 1928 um importante edifício no estilo neoclássico de mais de 22 mil m², requintado acabamento e coleção de belos vitrais, que demorou quatro anos para ser concluído e custou dez mil contos de réis. Trata-se do Mercado Municipal de São Paulo.

Nessa época, o local não tinha perspectivas de sucesso devido à falta de meios de transporte na região. Nessa época surgiram os bondes "cara-de-pau", exclusivos dos comerciantes e suas mercadorias, e o "Trenzinho da Cantareira", uma composição que fazia o abastecimento do mercado diretamente no seu interior.

Atualmente o estabelecimento é uma referência nacional por sua diversidade de aromas, cores e sabores como os de frutas, verduras, legumes, vinhos, queijos, chocolates, carnes, peixes, frutos do mar, aves, embutidos, temperos, condimentos e outras opções encontradas nos empórios, proporcionando ao cliente, além de toda essa variedade, a oportunidade de provar os produtos e desfrutar do ambiente carregado de história que o prédio oferece já que antes de ser um mercado, o complexo serviu, entre 1927 e 1933, como quartel para a Revolução de 32. Além disso, a arquitetura do prédio, concebida pelo conceituado escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo, é estudada por universitários e pesquisadores.

O mercado é famoso pelo pastel de bacalhau e sanduíche de mortadela, que já viraram referência.

Serviço:

Mercado Municipal

Rua da Cantareira, 306 - Parque Dom Pedro II - Centro (Metrô São Bento) Tel.: (11) 3326-6664 Site: www.mercadomunicipal.com.br Horário: de segunda a sábado, das 6h às 18h. Domingo e feriados, das 6h às 16h. Fecha todo último domingo do mês para manutenção

Grátis

3 de setembro de 2009

MUSICOTERAPIA

A musicoterapia e' uma terapia alternativa que usa a musica como forma de tratamento de problemas tanto de ordem fisica, como mental ou emocional.
Teve inicio apos as duas grandes guerras, no sec XX, onde musicos comecaram a tocar nos hospitais para soldados da Europa e EUA, levando medicos e enfermeiros notarem a grande melhora dos pacientes.
Apenas um som, um ritmo, uma musica conhecida ou o paciente criando sua propria musica sao as formas que podem ser utilizadas pelo terapeuta para o tratamento em questao, trabalhando os hemisferios cerebrais e promovendo o equilibrio entre o pensar e o sentir, "afinando" o diapasao interno do individuo.
A melodia trabalha o emocional enquanto a harmonia trabalha o racional, a inteligencia. A forca do ritmo provoca respostas motoras dando assim suporte para a expressao corporal.
Qualquer pessoa e' susceptivel a ser traada com musicoterapia, desde pacientes portadores de doencas mentais, como depressivos, aideticos e pacientes com cancer, sem restricoes de idade.
Cada ritmo musical provoca uma reacao diferente ao corpo humano, sendo assim deve ser utilizado o ritmo certo para a necessidade da pessoa.
Alguns exemplos: Bach pode ser utilizado para o aprendizado e a memoria, enquanto Rossini, com as Walkirias, ajuda no tratamento contra a depressao. As valsas sao sempre bem vindas nas salas de parto e as marchas em leitos hospitalares de pacientes em convalescencia. Um otimo exemplo disso e' a utilizacao de musicoterapia como auxilio para tratamento de pacientes com Mal de Alzheimer, doenca de carater progressivo e degenerativo, tendo entre seus primeiros sinais o esquecimento, dificuldade em estabelecer dialogos, mudancas de atitude e deficits de atencao e concentracao. A musicoterapia ajuda a estimular a memoria, a concentracao e a atencao, o contato com a realidade, alem de trabalhar a auto-estima a expressao dos sentimentos e emocoes.
Os obstaculos, portanto, trazidos pelas doencas, podem ser mais facilmente vencidos e muitas vezes ultrapassados utilizando a musica como tratamento coadjuvante na maioria dos casos e em alguns deles como forma principal da terapia.

NAO FACAMOS GUERRA; FACAMOS MUSICA!

Mais informacoes:
http://www.musicoterapiabrasil.org/Novo/portal/

MOCHILAO EM SAMPA - BANESPAO

Símbolo da era progressista que atraiu milhares de imigrantes e migrantes para a cidade, o Edifício Altino Arantes - nome que recebeu na década de 80 e mantém até hoje -, conhecido como Prédio do Banespa, é uma atração imperdível para quem procura descobrir as proezas de São Paulo.

Construído a partir de 1939, está localizado no coração da cidade, próximo às ruas que no passado formavam o centro bancário do município: São Bento, XV de Novembro e Direita. Escolhido para sediar o Banco do Estado de São Paulo, o prédio demorou oito anos para ser finalizado. Foi Ademar de Barros, como governador eleito, que em 27 de junho de 1947 celebrou sua inauguração.

Situado no ponto alto do centro velho, a inspiração da arquitetura veio do famoso Empire State Building, em Nova York. Com 161,22 metros de altura, seus 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas, foi considerado nos anos 40 a maior construção de concreto armado do mundo. Por quase 20 anos foi o mais alto da cidade, identificado facilmente pelo seu logotipo luminoso. Mas o que garante ainda mais o seu sucesso é a torre. Sua altitude proporciona perspectivas impressionantes. Do alto do mirante, o raio de visão é de 360º e atinge 40 Km. De lá é possível ver a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e as principais construções do centro. O lugar é visitado mensalmente por cerca de 5 mil pessoas. O fascínio já começa pelo saguão, com o belíssimo lustre de cristal nacional em estilo decô-eclético, com 13 metros de altura, 10 mil peças de cristal e 1,5 tonelada, feito no formato do edifício.

O prédio foi privatizado em 2000 pelo grupo Santander-Banespa. A partir daí passou a abrigar um museu onde estão reunidos mais de 2 mil objetos que fazem parte da história de quase 100 anos de existência iniciados com cultura cafeeira do Brasil e que originou ali o Banco Hipotecário e Agrícola do Estado de São Paulo.

Serviço:

Rua João Brícola, 24 - Centro - São Paulo (Metrô São Bento)

Horário: De segunda a sexta, das 10h às 17h

Grátis