13 de outubro de 2008

DALI

Foi dificil escolher uma imagem, mas esse bigode ae e' otimista!!! rsrs
Em 'Dali the paintigs' da editora taschen, Descharnes e Nere't, no capitulo 'The proof of love', mostraram que Dali se auto-classificou como pintor surrealista, em 1929 e  com 25 anos de idade e 21 de artes, inicia sua carreira solo depois de ser assistente de Miro' por anos. Dali, nessa idade, ganhou um grande amigo e um grande mestre. Miro' por sua vez fazia o papel de pai protetor e ao mesmo tempo admirador de Dali, quando o alertava para sua postura diante da sociedade.
Num mesmo momento em que o mundo passava pela maior crise economica da historia, com a queda da bolsa de Nova Iorque, a segunda guerra mundial marca o fim dessa crise e o Brasil assume seu maior crescimento economico ate entao, Dali estava descobrindo a 'secret life' de M iro', seu silencio e distanciamento da sociedade de uma certa forma como tatica, e seus exercicios matutinos de boxe como forma de estravazar essa enegia obstinada, insistente, teimosa dentro dele, nao deixando a sociedade corromper suas ideias, suas inspiracoes - essa energia que era a coisa mais
importante pra ele. Foi quando Miro' bateu sua cabeca contra a parede varias vezes ate' sangrar - a obra tinha que ficar perfeita ou PERFEITA!!! - e Dali teve a visao que a "Parede de Sangue" de Miro' era o mesmo sague que o dele proprio. Miro' vivia meio isolado e nessa mesma epoca onde os dadaistas frequentavam concertos de operas, ele equiparava a musica com a praga e acrescentava que deviam manter-se afastados dela. As noticias diziam que Dali estava um quarto de um seculo a frente da sua epoca e que seus tracos e tecnicas o faziam o patrono do surrealismo americano...E' de 1929: te lugubrios game ( le jeu lugubre), teh great masturbator ( le grand masturbateur), the invisible man (l'homme invisible), imperial monument to teh child-woman ( monument impe'rial `a la femme-enfant), onde aparece nesse ultimo o rosto de monalisa, dentre outros perfeitos!
Colaborando ainda com Walt Disney, Alfred Hitchcok entre outros, marcou sua carreira numa espantosa e apaixonante forma de ver a vida, com coragem, confianca e persistencia, colocando pra fora de si, sem medo, sua verdadeira forma de ver o mundo e levando para as pessoas a alegria, irreverencia e coragem de suas aparicoes!!!
Viveu entre os anos de 1904 e 1989, onde colocou um ponto final com maestria a trajeto'ria de mais um genio da sociedade mundial.


"Painters, do not fear perfection. You will never achieve it!
If you are mediocrities, you may try as you will to paint terribly badly, but people will still see that you are mediocre."

Salvador Dali

Um comentário:

Anônimo disse...

Me sigue sorprendiendo como es que las personas mas irreverentes puedan llegar tan lejos y muchas veces hacer grandes diferencias…
En el caso de Dalí, con toda esa imaginación desbordante, siempre tratando de llamar la atención –que de hecho en bastantes ocasiones sus actitudes atrajeron mas que su arte- logrando asi atraer a todo tipo de personas pasando por encima de las diferencias.
Al final del dia, me doy cuenta que todos aquellos bien portados(as), que siguen las reglas, y que jamas se atreven a quebrarlas rara vez sobresalen o llegan a hacer la diferencia en este mundo pasando totalmente desapercibidos.
Food for thought!

My favory quote:
Intelligence without ambition is a bird without wings.
-Salvador Dali

Edith