26 de novembro de 2009
PASSADO E PRESENTE
24 de novembro de 2009
MOCHILAO EM SAMPA - JOCKEY CLUB DE SP

Formado em Direito, Rafael Aguiar Paes de Barros defendia causas extravagantes como o fim da escravidão e, em pleno regime monárquico, foi eleito vereador pelo Partido Republicano Paulista. Com a esperança de abrandar seu gênio exaltado, seu pai, o Barão de Itu, o enviou para uma viagem pela Europa. De lá voltou entusiasmado com as corridas de cavalo, muito em alta na Inglaterra. Foi então que teve início o Clube de Corridas Paulistano.
Atravessando altos e baixos causados pela abolição dos escravos, proclamação da República e, mais tarde, pelas revoluções de 24, 30 e 32, o Jockey Clube sofreu sucessivas suspensões de suas corridas, mas mesmo assim foi se firmando dentro da rotina e da história da cidade. Foi de lá também que, em 28 de abril de 1912, levantou voo o aeroplano pilotado por Edu Chaves, que tentaria pela primeira vez fazer o percurso Rio-São Paulo via aérea. Já em 1920 passa a ter capacidade para abrigar 2,8 mil espectadores e, em 1923, é criado o Grande Prêmio São Paulo, até hoje uma das disputas mais importantes do turfe brasileiro.
Em 25 de janeiro de 1941 é inaugurado, do outro lado da capital, o Hipódromo da Cidade Jardim, moderno e adequado aos novos tempos. Aloja hoje cerca de 2 mil animais puro-sangue inglês de corrida - os centros de treinamento espalhados pelo interior do estado acrescentam um contingente de outros mil animais. Conta com quatro pistas, uma de grama com 2.119 metros, e outra de areia, com 1.993 metros de volta fechada, utilizadas para corridas oficiais. Além disso oferecem mais duas pistas auxiliares de areia, para treinos. Apresenta espetáculos de corridas durante o dia e à noite com serviços de bar e terraço panorâmico.
Adaptando-se aos tempos modernos, hoje a Cidade Jardim é também palco de eventos como desfiles de moda, feiras e festas. Abrigou ainda, e com muito sucesso, o Free Jazz Concert de 1998. Com a inauguração do restaurante Charlô, de uma filial da Mercearia São Roque e do Cânter Bar dentro de suas dependências, o Jockey Clube voltou a fazer parte do circuito de espaços mais badalados da capital paulistana. A nova política do clube pretende abri-lo mais ainda para eventos sociais e conta com um projeto de instalação de um shopping center voltado principalmente para a área de lazer, com restaurantes e cinemas.
Serviço: Jockey Club de São Paulo Avenida Lineu de Paula Machado, 1.263 - Cidade Jardim - Zona Oeste - São Paulo (Trem Cidade Jardim) Site: www.jockeysp.com.br
Horário: Sábado e domingo, das 14h às 20h Grátis
20 de novembro de 2009
RESPOSTA
será se ninguém ousa um abraço, ou esse ninguém é alguém em específico? abraços existem, gratuitos, espontâneos. basta o contato. o tato. o meu, eu falo...
18 de novembro de 2009
ENTRISTECE
