4 de outubro de 2010

40 ANOS SEM JANES JOPLIN

Janis Lyn Joplin nasceu em Port Arthur, Texas, no dia 19 de janeiro de 1943. Teve uma infância dura, embora fosse filha de um proprietário de uma refinaria de petróleo. Seu caminho foi traçado pelo blues e era muito diferente dos hippies. Bebia muito, tomava drogas pesadas e não queria saber daquela onda de paz e amor. Chegou a ofuscar as bandas que a convidavam para tocar.

Esteve no Brasil em fevereiro de 1970 onde namorou o fotógrafo Ricky Marques Ferreira.

Ao todo a cantora gravou sete álbuns e foi considerada como a voz feminina por excelência do rock. Fora do palco, tinha uma vida solitária e vazia. 'O pior é a solidão', disse uma vez numa entrevista publicada pelo Estado. 'Com a fama perdemos todos os velhos amigos. As viagens nos distanciam e é difícil fazer novos amigos. Vivo para o momento das apresentações, cheia de emoção e excitação, como esperando por alguém a vida toda'.

Janis Joplin morreu de overdose de heroina em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, California, com apenas 27 anos. Foi cremada no cemiterio-parque memorial de Westwood Village, emWestwood, California, e numa cerimônia, suas cinzas foram espalhadas peloOceano Pacifico.

Nessa mesma epoca, entre 1970 e 1971 o rock perdeu três de suas figuras mais marcantes e influentes: Jimi Hendrix (18 de setembro de 1970), Janis Joplin (4 de outubro de 1970) e Jim Morrison (3 de julho de 1971).

O álbum Pearl foi lançado 6 meses após sua morte. O filme The Rose, comBette Midler no papel de Janis Joplin, baseou-se em sua vida.

Ela hoje é lembrada por sua voz forte e marcante, bastante distante das influências folk mais comuns em sua época, e também pelos temas de dor e perda que escolhia para suas músicas.


"Posso não durar tanto quanto as outras cantoras, mas sei que posso destruir-me agora se me preocupar demais com o amanhã." J.Joplin

Nenhum comentário: