16 de abril de 2010

EXISTO, LOGO PENSO - ALEXANDER GEORGE

Um livro de perguntas e respostas da editora Objetiva, onde filosofos respondem suas perguntas sobre o amor, o nada e tudo o mais.
Ganhei de aniversario de um grande amigo que me deixou a dedicatoria: "...desejo partilhar com voce o tesouro do conhecimento, capaz de nos transformar...reconhecendo a nossa ignorancia...como disse Socrates 'So sei que nada sei' ". O Paulo e' um amigo especial e esta' sempre presente na minha vida de alguma maneira.
Bom, depois de um ano, terminei de ler. Ate' que enfim!!! Mas o livro tem que ser mais do que lido, devem ser analizadas as questoes  como por exemplo: "Foi etico os judeus evadirem os impostos na Alemanha nazista?" ou "A fe' numa coisa intangivel e' no fim das contas uma coisa ilusoria?" ou "Como e' ser outra pessoa?" ou ainda "Ao sustentarmos o conceito de raca, tornamos o racismo possivel?", dentre outras como "2 + 2 poderia ser igual a 5?" ou ainda "A ressuscitacao cardiaca de um individuo com um tumor cerebral inoperavel pode ser justificada? Quem se beneficia?"
Sao varias perguntas e respostas que fazem voce nao so' refletir e muuuito sobre os varios assuntos que levam uma sociedade adiante, como tambem parar pra pensar em coisas e atitudes que poderiam ser tomadas de forma diferente! Vale a pena ler!!!

2 comentários:

Cá Almeida disse...

Muitas vezes tentamos responder algumas perguntas de maneira racional. Na maioria das vezes prefiro não responde-las pela lógica. Existem perguntas que ninguém pode ter 100% de certeza nas respostas, nem o mais inteligente dos cientistas...
E assim vivo mais feliz!
Bjoo,
Cá :)

Unknown disse...

Filosofia é exatamente isso: Questionar sobre várias possibilidades de resposta, mesmo sabendo que as questões da vida nunca se encerrarão com respostas, pelo contrário, iremos mais e mais adiante com outras perguntas. Pois, se encontrarmos respostas para tudo, a partir desse momento morrerá a Filosofia. Gostei da citação sobre a minha pessoa. Je t'adore!