5 de agosto de 2010

NOSSA FEIRA - FIGO

Figo é o fruto da figueira, originário da região do meditarrâneo, pertencente à família Moraceae. Seu formato é semelhante ao da pêra e mede entre 3 e 7 cm. Pode ser encontrado de vários tipos com tamanho, forma e cor diferentes, por exemplo, pretos, roxos, vermelhos, verdes ou amarelos.

É plantado em vários países, já que se adapta em diferentes climas. Chegou ao Brasil no século XVI na bagagem dos primeiros colonizadores portugueses. Valinhos, localizado no interior de São Paulo é considerado destaque na produção de figo.

O figo é altamente energético, por ser rico em açúcar. Contém vitamina C, sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Combate inflamações do sistema respiratório. Possui ação laxativa suave, por conter fibras solúveis. Ajuda na prevenção do câncer, devido à presença da substância benzaldeído.

O figo verde é usado na produção de doces e compotas, o maduro é consumido in natura e utilizado na preparação de doces em pasta.

O período de safra compreende os meses de janeiro a abril.

FIGOS ASSADOS COM MEL E CAMEMBERT

Ingredientes:
• 8 figos médios maduros
• 200 g de queijo camembert picado
• 3 colheres (sopa) de mel

  • Preparo:
  • Parta os figos ao meio, no sentido vertical, sem separar as metades. Abra-os cuidadosamente, regue com a metade do mel e disponha um pedaço de queijo. Coloque os figos numa assadeira refratária e leve ao forno de microondas, na potência média, por 3 minutos, ou até ficar bem quente e o queijo derreter. Retire do forno e sirva em seguida com o mel restante.

2 comentários:

Cá Almeida disse...

juro que deu vontade de largar os plasticos-bolha e as caixas de papelao e voar pra minha cozinha!

Adriana Scartaris disse...

Nossa! quanta coisa bonita e gostosa!!!
Bom demais tudo por aqui. Vou passar mais vezes.
grande abraço e parabéns