21 de abril de 2010

21 DE ABRIL NO BRASIL...




...se comemora o dia do inconfidente Tiradentes, que foi enforcado em praca publica na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1792.
Na segunda metade do século XVIII, Minas Gerais entra em decadência econômica, por causa do esgotamento das jazidas de ouro. Mas os mineradores, fazendeiros e comerciantes responsabilziam a Coroa portuguesa pelo empobrecimento, por causa dos altos impostos e promovem o contrabando de ouro e diamantes e amotinações para justificar o atraso no pagamento dos impostos. Portugal aumenta a fiscalização e ameaça com a "derrama", a cobrança forçada dos impostos atrasados. 
No início de 1789, o governador Visconde de Barbacena anuncia a derrama para arrecadar 538 arrobas de ouro, o que leva um grupo de intelectuais e de membros de elite a se organizar num movimento chamado de Inconfidência Mineira. 
Influenciados pelos ideais de liberdade dos filósofos franceses (Rousseau, Montesquieu, Voltaire e Diderot) e do Iluminismo, que impulsionaram a independência dos Estados Unidos em 1776 e a Revolução Francesa em 1789, homens como .José Álvares Maciel, Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto,Cláudio Manuel da Costa e o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, defendiam a livre produção, a transferência da capital para São João del Rei, a criação da primeira universidade do Brasil e adotaram como lema 
Libertas quae sera tamem (Liberdade Ainda que Tardia). O início do levante foi marcado para o dia da cobrança da derrama mas, nessa data, o grupo foi traído por Joaquim Silvério dos Reis, que denunciou os companheiros. 
Os inconfidentes são presos, alguns desterrados e Tiradentes enforcado em praça pública.


Ainda nessa mesma data, quase 200 anos mais tarde, em 1960, e' fundada  a sede do governo e do congresso nacional. Brasilia, a nova capital do pai's, foi declarada pela UNESCO Patrimonio da Humanidade por suas caracteristicas de urbanismo e arquitetura.
Nessa mesma epoca e desde 1933, pelo Partido Progressista, Tancredo Neves ja fazia parte da politica nacional, onde inniciou sua carreira politica como vereador, se tornando Ministro da Justica do Governo Getulio Vargas no ano de 1953. 
No governo JK presidiu o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico. Durante o Governo Militar, Tancredo, filiado ao MDB, partido de oposição, venceu as eleições de 1982 para o governo de Minas. 
Em 1985 foi eleito, pelo voto indireto, presidente da República, prometendo que seria a última eleição indireta do país. Tancredo morreu três meses depois, no mesmo dia 21 de Abril de 1985 sem ter assumido a presidência. Em seu lugar, assumiu José Sarney.

2 comentários:

Unknown disse...

Amigo vim convidar você a participar num momento muito meu.
Espero por si.
Bj e boa semana.
Manuela

regis-pereira.óleo/tela disse...

Ola ! aqui um convite de minha exposição no Evento Miss Brasil Lisboa, dia 02 de Maio.
http://mainfluenciadesofia.blogspot.com/2010/04/brasil-por-reginaldo-pereira.html