22 de julho de 2010

NOSSA FEIRA - CAQUI

Fruta de sabor doce e agradável, contém vitamina A, B1 e B2, além de quantidade considerável de fibras que regulam as funções intestinais. É muito recomendado contra afecções do fígado, problemas intestinais, catarros da bexiga e as enfermidades das vias respiratórias. As pessoas que sofrem do estômago e que apresentam manifestações de acidez, dores ou câimbras, melhoram comendo 2 ou 3 caquis por dia. É boa fonte de Cálcio, Fósforo, Sódio. Possui também um bom teor de betácaroteno(provitamina A), que é um dos principais  antíoxidantes utilizados contra o envelhecimento. Devem ser armazenados em geladeira ou local fresco e so' devem ser lavados nao hora de consumi-los. Caso contrario azeda facilmente.
"A produção de caqui cresceu muito nos últimos anos e tem potencial para crescer ainda mais. A exportação ainda é pequena e tem sido feita, principalmente, para a União Européia e Canadá, mas notamos que cresce o interesse dos importadores com relação ao caqui brasileiro", afirmou Eliane Benato, pesquisadora do Ital. Ela coordena uma pesquisa sobre boas práticas agrícolas na pós-colheita do caqui financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que está com a primeira etapa concluída."

Valor calorico
100 gramas de caqui chocolate: 74,4 calorias. 
100 gramas de caqui japonês:   86,7 calorias. 
100 gramas de caqui paulista: 62,1 calorias.
Propriedades Medicinais
          O caqui auxilia no funcionamento intestinal devido ao seu teor de fibras e, por ser rico em Betacaroteno, possui ação sobre os dentes, pele, olhos, unhas, cabelos e na defesa do organismo. 
Mousse de caqui
Ingredientes: 
  • 8 caquis maduros
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 pct de gelatina sem sabor
Modo de preparo: Lave bem os caquis e se quiser retire a pele. Bata no liquidificador por um minuto os caquis, as latas de leite cond. e creme de leite e a gelatina dissolvida de acordo com instrucoes da embalagem. Em seguida coe e leve a geladeira para adquirir consistencia firme.

E pra quem quer maiores informaces ou uma variedade de receitas sobre essa fruta deliciosa ai vai um site legal de uma das fazendas de nosso Brasil.

Um comentário:

Isa disse...

nossa que legal! não sabia de todas essas propriedades..
mto bom amigo, pela dica.
bjs
isa