26 de julho de 2009

TANABATA MATSURIE' - SP BRASIL

Sao os latino-americanos, mais certeiramente no's brasileiros, os grandes responsaveis pela rica diversidade de povos, culturas e religioes dividindo harmoniozamente uma mesma sociedade. Talvez pelo desenvolvimento mais avancado, fomos no's paulistanos, os pioneiros em construir uma sociedade tao democratica quanto diversa ao abrir a porta para estrangeiros que abandonaram seus paises de origem apo's duas grandes guerras e varias crises economicas.

São Paulo é isso: o encontro de todas as culturas, raças e modos de viver. E o melhor de tudo é que não acontece num ambiente virtual, mas real e factível.

O Festival das Estrelas - São Paulo Sendai Tanabata Matsurié, que acontece todo mes de julho desde 1979, é considerado a maior festa folclórica do Japão no Brasil e é realizado no tradicional bairro japonês da Liberdade. A festa é inspirada na estória de um amor impossível.

Conta a lenda que Tenkou, o “Senhor Celestial”, apresentou à sua filha Orihime um jovem e belo rapaz chamado Kengyu, o “Pastor do Gado”. Orihime, uma linda princesa que morava próxima à Via Láctea, e Kengyu apaixonaram-se fulminantemente de forma que suas vidas passaram a girar em torno do romance. Indignado com a negligência em relação às responsabilidades de cada um, Tenkou separou os dois e impingiu-lhes uma separação cósmica, onde cada um passou a morar em lados opostos da Via Láctea. Porém, o sofrimento da princesa foi tamanho que ele, então, permitiu que uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, os dois pudessem se encontrar em algum lugar do universo, desde que cumprissem sua ordem e atendessem a todos os pedidos feitos na terra!

O curioso é que no céu, Orihime é representada pela estrela Veja (a mais brilhante da constelação de Lira), enquanto Kengyu é representado pela estrela Altair (a mais brilhante da constelação de Áquila). Ambas estão dispostas no céu em pontos opostos da Via Láctea e, de fato, são vistas da terra ao mesmo tempo apenas uma vez por ano.

Assim, realiza-se na cidade o Festival das Estrelas. Durante o festival é prestada uma bela homenagem ao sentimento entre Orihime e Kengyu, com enfeites feitos de papéis multicoloridos ( IROGAMI) pendurados em bambus (SASSADAKE), simbolizando as estrelas de Tanabata. Longas fitas coloridas que balançam com o vento remetem à idéia de cometas que cruzam os céus, lembrando os pedidos feitos na ocasião da visão das estrelas cadentes. Mas o visitante não fica só olhando, ele pode escrever seus desejos em folhas de papel que ficam penduradas em bambus e dizem que as estrelas o realizam!

Pra quem quiser saber mais, visite: http://www.tanabata.com.br/conteudo/festival.php

Nenhum comentário: