5 de agosto de 2009

PAZ PACE PEACE PAIX

Essa minha ultima postagem sobre o Tsuru veio por coincidencia, se e' que existe coincidencia, quando trouxe imbutida uma mensagem sobre a paz nesse dia de hoje, 06 de agosto, dia em que e' celebrada a Paz no Japao. Internacionalmete e declarada pela ONU em 1981, a PAZ e' celebrada 21 de Setembro anualmente, mas deveria ser praticada diariamente por cada um de no's!
Paz e' geralmente definida como um estado de tranquilidade, calma, com ausencia de perturbacao ou agitacao. Derivada do latim Pax=Absentia Bellli, ausencia de violencia ou guerra, paz entre as nacoes. Paz ainda designa um estado de espirito isenta de ira, desconfianca ou qualquer sentimento negativo. Assim no plano pessoal ela e' desejada por cada pessoa para si proprio ou para o proximo, tendo ate se tornado uma saudacao popular: Que a paz esteja contigo.
Mundialmente ela e' representada pela bandeira branca e pelo pombo e foi motivo de muitos Premios Nobeis, dentre eles, Martin Luther King em 1964, pela lideranca ativista a favor de negros e mulheres nos EUA; Madre Tereza de Calcuta' em 1979, pela luta contra a pobreza na India; Nelson Mandela em 1993, juntamente com o antigo Presidente Frederik Willem de Klerk, por seu esforco ao fim do apartheid e por estabelecer os principios a uma Africa do Sul mais democratica. Veio como presente de Cristo, como consequencia de Seu maior ensinamento: o Amor.
E essa luta incansavel minha, sua e de muitas pessoas por melhores condicoes de vida, uma sociedade mais justa, mais saudavel,mais culta, com direitos e deveres mais bem distribuidos; um povo mais sorridente, seguro em sua casas e fora delas, dentre mil outras ideias do que e' ser ou ter a PAZ hoje.
PAZ PEACE PACE PAIX FRIEDEN POKOJ HUZUR
Deixe seu comentario agora: O q e' a Paz pra voce? O que voce faria pra receber o Premio Nobel da Paz?

Nenhum comentário: