
Desde a antiguidade o “tsuru” ocupa um lugar privilegiado no mundo do origami. Representa a paz, a saúde, a longevidade e a fortuna, motivo pelo qual está sempre presente nas festas de ano novo, casamento, nascimento e nas comemorações festivas em geral, fazendo-se presente nos enfeites e embalagens.
Diz-se que ao dobrarmos mil "tsuru", o chamado “semba tsuru” com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, os nossos desejos serão realizados, ou ainda que ao oferecê-los a uma pessoa doente, estaremos transmitindo-lhe o nosso desejo para o seu completo restabelecimento. Ao dobrar cada figura, a pessoa deposita nela toda a fé, esperança, carinho e energia, na recuperação desta pessoa.
No mausoléu erguido em homenagem aos que morreram na tragédia atômica de Hiroxima, todos os anos no Dia da Paz (06/08) - são depositados vários conjuntos de “semba tsuru”, vindos de todas as partes do Japão, inclusive de outros países. São feitos por alunos de escolas, associações, enfim por um grupo de pessoas que se unem para pedir uma coisa: a Paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário