2 de agosto de 2009

SAN FRANCESCO DI ASSISI

E foi por mais uma de minhas andancas pelo Centro de Sao Paulo que encontrei outro artista fascinante, entretendo o publico com uma das melhores performances que ja vi. Em meio a agitada 25 de Marco, no maior centro de compras do Brasil, nao pude deixar de parar e registrar um  momento nao so’ de arte, mas de renovacao da Fe’, da esperanca de ver um mundo mais justo e mais integrado com a natureza, papel de prioridade na vida de Sao Francisco de Assis.

Um homem rico que adotou a "Dama Pobreza", que foi santo, poeta, ecologista, pacifista, renovador, irmão de todos os seres e que respeitando e venerando acima de tudo a Deus, criou o seu próprio caminho, trilhado em meio a grandes dúvidas e dificuldades, mas sempre apoiado em sua Fé.

Filho de Pietro e Dona Pica Bernardone, Francisco nasceu entre 1181 e 1182 , na cidade de Assis, no centro da Itália. Seu pai era um rico e próspero comerciante de tecidos, que viajava frequentemente em negócios  principalmente para França, de onde trazia a maior parte de suas mercadorias. Foi de lá também que ele trouxe sua linda e bondosa esposa. Dona Pica, aceitando a mensagem Divina entregue por um mendigo que batia `a sua porta no momento do parto, deu a luz no estabulo de sua casa, em meio aos animais, onde hoje se encontra uma Capela em sua homenagem.

Mesmo enfrentando uma Guerra, ainda encontrava forças para reconfortar e reanimar a seus companheiros de infortúnio. Costumava dizer: "Como quereis que eu fique triste, sabendo que grandes coisas me esperam? O mundo inteiro ainda falará de mim!"

Inquieto e insatisfeito, mas não sabia bem por quê, percorria campos e florestas em busca de lugares mais tranquilos e respostas para suas dúvidas e inquietações.

Em 1206, passeando a cavalo pelas campinas de Assis, viu um leproso, que sempre lhe parecera um ser horripilante, mas mesmoa ssim apeou o cavalo, e, colocando naquelas mãos sangrentas seu dinheiro, aplicou ao leproso um beijo de amizade. Talvez a motivação para este nobre e significativo gesto tenha sido a recordação daquela frase do Evangelho: "Tudo o que fizerdes ao menor de meus irmãos, é a mim que o fazeis" (Mt 10,42).

Foi fundando varias ordens religiosas que Sao Francisco encontrou uma maneira de nao excluir ninguem da possibilidade de ser seguidor (a) de Cristo.

  • Ordem dos Frades Menores
  • Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
  • Ordem dos Frades Menores Conventuais
  • Frades da Terceira Ordem Regular
  • Ordem das Irmãs Clarissas
  • Ordem Franciscana Secular

 

Oracao de Sao Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. 


Onde houver ódio, que eu leve o amor, 


Onde houver ofensa , que eu leve o perdão, 


Onde houver discórdia, que eu leve a união, 

Onde houver dúvida, que eu leve a fé, 

Onde houver erro, que eu leve a verdade, 


Onde houver desespero, que eu leve a esperança, 


Onde houver tristeza, que eu leve a alegria, 


Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado; 

Compreender que ser compreendido, 


Amar, que ser amado. 


Pois é dando que se recebe,


é perdoando que se é perdoado, 


e é morrendo que se nasce 

para a vida eterna...

Nenhum comentário: