10 de setembro de 2009

MOCHILAO EM SAMPA - BAIRRO DA LIBERDADE

Foto por Douglas Maglio

E continuando na culinaria, Sao Paulo pra quem nao sabe esta entre os maiores centros de gastronomia do mundo, devido tambem a sua grande miscigenacao de povos e culturas, e a oriental, e' claro, nao poderia ficar de fora!!!
O bairro da Liberdade, sem duvida, e' um convite pra quem se interessa por itens da cultura japonesa e oriental em geral. O bairro reune a "maior colonia japonesa do mundo fora do Japao" segundo verbete publicado na wikipedia.
O bairro, no tempo dos portugueses levava outro nome, Largo da Forca devidoa pena de morte ue vigorou no Brasil ate 1874. Na Igreja de Santa Cruz dos Enforcados a heranca do condenado, hoje considerado heroi, se mantem viva ate hoje em romarias semanais.
Nos primeiros anos do sec XX comecou a total mudanca da face do bairro. E' que em 18 de junho de 1908 chega ao porto de Santos o navio Kasato-Maru trazendo os primeiros 782 japneses ao Brasil. Deixaram o porto de Kobe para "fazer a America" e isso significava trabalhar em plantios de cafe no interior de Sao Paulo, onde muitos deles nao se acostumaram com a cultura escravocrata e voltaram se a capital. Como nas decadas seguintes vieram mais de 30 navios abarrotados de japoneses, o bairro da Liberdade foi abrigando varios deles.
Alem da comida e souveniers tipicos, parte historica, feiras de artesanato oriental e varios sebos onde encontramos bons livros em otimo preco, podemos vivitar o Museu da Associacao Okinawa do Brasil, erguida em homenagem aos primeiros japoneses que chegaram ao Brasil, situado a Rua Tomas de Lima( seg a sex - horario comercial). As festas tipicas como Tanabata Matsuri em julho, Toyo Matsuri e Moti Tsuki em dezembro tambem sao festejados aqui, alem do famoso Campeonato de Sumo em junho, Hanamatsuri em abril e outros que valem a pena conferir.
Algumas palavras em japones:
  • obrigado - arigato
  • de nada - doitachimachite
  • com licenca - sumimassen
  • por favor - onegal-shimassu
  • desculpe - gomen-nassal
  • adeus - saionara'
  • bom dia - orraio
  • boa tarde - conitiua'

Nenhum comentário: