22 de setembro de 2009

MOCHILAO EM SAMPA - MUSEU DA LINGUA PORTUGUESA


Recursos de interatividade e tecnologia para apresentar os conteúdos são os diferenciais de um dos museus mais frequentados do Brasil. O acervo é exposto de forma inovadora e inusitada. A visitação é feita de cima para baixo. No auditório do terceiro andar pode ser assistido um vídeo de dez minutos sobre o surgimento da língua portuguesa. Depois a pessoa passa para a Praça da Língua, onde um audiovisual, com textos projetados por toda a sala, ilustra a riqueza do idioma falado no Brasil. No segundo andar uma galeria exibe uma tela de 106 metros com projeções simultâneas de filmes sobre o uso cotidiano do português. Totens - esta seção leva o nome de “Palavras Cruzadas” - explicam as várias influências de outros povos e línguas na formação do idioma. Uma linha do tempo que mostra a história do idioma e uma sala (Beco das Palavras) com jogo eletrônico didático sobre a origem e o significado das palavras encantam pelos recursos interativos. Completa este andar uma exposição de painéis que mostram a história do prédio que abriga o museu e a Estação da Luz. Por fim, o primeiro andar possui um espaço para mostras temporárias. A inauguração homenageou "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa. Já houve também exposições sobre Clarice Lispector e Gilberto Freyre. Hoje mostra uma exposicao muito interessante das palavras francesas usadas na nossa lingua portuguesa, em homenagem ao ano da Franca no Brasil...e vale a pena conferir!!!

Os elevadores do museu também compõem o espaço expositivo, pois tem vista panorâmica para a Árvore da Palavra, uma escultura de 16 metros criada pelo artista Rafic Farah, e ainda oferecem áudio que repete um mantra composto por Arnaldo Antunes, inclusive cantados pelos ascensoristas( ou acessoristas???) Rsrsrsrsrss Vai la e confere!

Eu ja fui tres vezes. Sera que e' bom?

Serviço: Museu da Língua Portuguesa Praça da Luz, s/n - Centro (Estação Luz do Metrô e da CPTM)

Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h. Última terça do mês, das 10h às 22h Grátis para crianças até dez anos e idosos. Aos sábados a visitação é gratuita

Nenhum comentário: