17 de setembro de 2009

SERVICO PUBLICO OBRIGATO'RIO

"A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 10 sugestão da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze, sediada em Campos Mourão (PR), que obriga estudantes de Medicina e Odontologia que se formarem em universidades públicas a prestarem serviço gratuito em comunidades carentes. O relator da sugestão (120/08), deputado Lincoln Portela, formulou um projeto de lei que torna mais objetiva a nova regra: os serviços deverão ser prestados em meio expediente e pelo prazo de um ano, após a conclusão do curso, em unidades de saúde municipais. Além disso, ao ingressar na faculdade o estudante deverá assinar termo de compromisso por meio de qual se obriga à prestação de serviços comunitários, com previsão de multa em caso de não cumprimento. O projeto será numerado e distribuído às comissões por despacho do presidente da Câmara.

Se pensarmos que o Poder Público investe um valor altíssimo na formação desses estudantes, e ao se formarem, não dão nenhum retorno para a população, acho justa a idéia. Seria uma maneira de recompensar o sistema. Mas também podemos questionar por que essa idéia não abrange outras áreas da educação, como por exemplo, Engenharia, Direito... Uma comunidade não seria carente desses serviços também?

Por outro lado, não consigo achar bacana nada que seja obrigatório... minha mãe já falava: pra fazer mal feito, melhor nem fazer! Vamos ver no que dá..."

Um comentário:

uminuto disse...

É isso mesmo. Vamoss ver no que dá!
beijos