3 de setembro de 2009

MUSICOTERAPIA

A musicoterapia e' uma terapia alternativa que usa a musica como forma de tratamento de problemas tanto de ordem fisica, como mental ou emocional.
Teve inicio apos as duas grandes guerras, no sec XX, onde musicos comecaram a tocar nos hospitais para soldados da Europa e EUA, levando medicos e enfermeiros notarem a grande melhora dos pacientes.
Apenas um som, um ritmo, uma musica conhecida ou o paciente criando sua propria musica sao as formas que podem ser utilizadas pelo terapeuta para o tratamento em questao, trabalhando os hemisferios cerebrais e promovendo o equilibrio entre o pensar e o sentir, "afinando" o diapasao interno do individuo.
A melodia trabalha o emocional enquanto a harmonia trabalha o racional, a inteligencia. A forca do ritmo provoca respostas motoras dando assim suporte para a expressao corporal.
Qualquer pessoa e' susceptivel a ser traada com musicoterapia, desde pacientes portadores de doencas mentais, como depressivos, aideticos e pacientes com cancer, sem restricoes de idade.
Cada ritmo musical provoca uma reacao diferente ao corpo humano, sendo assim deve ser utilizado o ritmo certo para a necessidade da pessoa.
Alguns exemplos: Bach pode ser utilizado para o aprendizado e a memoria, enquanto Rossini, com as Walkirias, ajuda no tratamento contra a depressao. As valsas sao sempre bem vindas nas salas de parto e as marchas em leitos hospitalares de pacientes em convalescencia. Um otimo exemplo disso e' a utilizacao de musicoterapia como auxilio para tratamento de pacientes com Mal de Alzheimer, doenca de carater progressivo e degenerativo, tendo entre seus primeiros sinais o esquecimento, dificuldade em estabelecer dialogos, mudancas de atitude e deficits de atencao e concentracao. A musicoterapia ajuda a estimular a memoria, a concentracao e a atencao, o contato com a realidade, alem de trabalhar a auto-estima a expressao dos sentimentos e emocoes.
Os obstaculos, portanto, trazidos pelas doencas, podem ser mais facilmente vencidos e muitas vezes ultrapassados utilizando a musica como tratamento coadjuvante na maioria dos casos e em alguns deles como forma principal da terapia.

NAO FACAMOS GUERRA; FACAMOS MUSICA!

Mais informacoes:
http://www.musicoterapiabrasil.org/Novo/portal/

Nenhum comentário: